Ads 468x60px

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A MINHA PRIMEIRA VEZ

No meio da aula debatendo assuntos pertinentes ao empreendedorismo, um aluno apresentou a seguinte indagação: Professor, quando foi que o senhor resolveu ser professor?

Aí novamente entrei no túnel do tempo... Pensei, pensei...

Lembrei dos nove anos de idade. Tinha um sonho e imaginava que através do conhecimento adquirido nos estudos, conseguiria um trabalho que trouxesse algum tipo de renda para minha casa.

Naquela época a força de vontade era tão grande que no meio do ano eu já tinha lido completamente o assunto de um ano inteiro, da matéria de matemática, português e ciências. Lembrei que quando era mês de junho, e a professora ministrava um novo assunto, já tinha estudado a matéria sozinho em casa, no meu quarto, lendo vagarosamente cada folha do livro.

Estive estudando em escola do governo e as dificuldades eram grandes. Os meninos eram humildes, assim como eu, existiam muitas limitações nos aprendizados, alguns destes devido a estrutura familiar, qualidade da alimentação, acesso a informação entre outros.

E foi nesta idade, acredito que dez anos, que a professora me chamou ao quadro e mandou resolver uma conta de matemática. De forma muito rápida apresentei a solução. Ela ficou intrigada e passou outra questão, sem erros acertei novamente. Foram muitos os elogios. Nesta época tive uma certeza interior que eu conseguiria chegar a algum lugar e possuir alguma condição para ajudar minha família. Fiquei cheio de esperança.

Um belo dia a professora escreveu no quadro uma nova conta de matemática. Ela perguntou quem saberia resolver, levantei minha mão. Sem pensar muito ela falou:
- André, me ajude a ensinar os seus colegas, eu começo no canto esquerdo da sala e você orienta seus amiguinhos partindo do cantinho direito.

Aquele momento foi uma das maiores realizações de minha vida. Ensinar as pessoas que não conseguiam aprender, colaborar com um amigo. Eu não ficava satisfeito até o meu amiguinho compreender 100% da resolução do problema.

Depois da primeira experiência enquanto criança-professor comecei a chegar cerca de quarenta minutos mais cedo do início da aula. O meu objetivo era ensinar os coleguinhas que queriam aprender matemática e inglês. E foram vários amigos, inclusive de outras salas, e depois amigos dos amigos de outras escolas, além de outras pessoas que nunca cheguei a descobrir quem o teria levado para a sala de reforço escolar.

Senti tanto orgulho em fazer isto, que uma senhora percebeu em mim um dom e falou:
- André é um professor. Você deveria começar a ajudar sua família e cobrar por hora de ensino de seus colegas.

Nesta época já tinha uns 14 anos e nunca cobrei dinheiro dos coleguinhas, pois eram limitados nas finanças tão quanto minha pessoa. Pedi para eles espalharem para os amigos que tinham melhores condições, dizendo que os que desejassem aula em casa, um jovem professor poderia ensinar pagando a hora de aula.

Foi aí que comecei a ganhar dinheiro na profissão de professor. Na época valia R$ 1,00 (hum real) a hora. Foram muitas horas de trabalho, tempo gratificante. Os primeiros reais transformaram sonhos em realidade.

Acredito que quando chego mais cedo na Faculdade, para diversas orientações, talvez de algum modo tenha relação com aquele momento, deve ser uma vontade inconsciente de colaborar de alguma forma com os projetos dos alunos.
...

O nosso passado remonta as experiências pessoais ou profissionais. Algumas destas boas, ruins, regulares ou tristes.

Compreendo que o amigo leitor passou por algum tipo destas experiências. E certamente ainda hoje de alguma forma reflete na sua maneira de agir, comunicar, pensar e relacionar. As nossas experiências, tristes ou felizes, remontam o nosso estado de ser.

Às vezes temos vergonha de uma lembrança passada.

A forma como enxergamos as experiências fortalecem, ou não, a vontade da continuidade do amanhã.

O importante é que elas tenham grandes lições de vida. Você pode até estar pensando que se pudesse voltar no tempo e mudar aquele fato, certamente o faria.

Não tente estar presente em um ambiente passado que já aconteceu. É impossível modificá-lo. O que podemos fazer é enxergar uma nova maneira de viver, transformando fatos em ensinamentos para um futuro melhor.

Transforme um passado, sendo feliz ou triste, em grandes realizações de aprendizado. Remonte a péssima experiência que retrata suas lágrimas em lições que enxertam o sólido sentimento de vitória que está te esperando.

A partir desta leitura, faça uma nova análise, seja no amor, no profissional, ou mesmo no pessoal.

A cada novo amanhecer devemos rechear a vida de novas esperanças.

Sei que deste momento para frente, todo o seu suspiro e sua força, poderão ter uma nova visão. Qualquer que seja a tua experiência passada fará parte de um novo quadro, o quadro da esperança.

Eu preciso disto e você também.

Tudo que foi bom já está ótimo. O que foi ruim terá um novo significado: futuro, alegria e prosperidade. Tudo isto traz lições de vida. Esta nova forma de perceber a vida sempre terá por base aquela...

PRIMEIRA VEZ !


ANDRÉ LUIZ DE SOUSA FELISBERTO

twitter.com/consulteandre
consulteandre.blogspot.com
andreluizmarketing.blogspot.com
consulteandre@ig.com.br

5 comentários:

Flávio Freitas disse...

Professor André, Parabéns pela história de superação e determinação, é bom esse exemplo pra
gente não se deixar desanimar logo nas primeiras tentativas no que viermos a fazer, Valeu mesmo.Obrigado!

Damelinda fala.... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Damelinda fala.... disse...

Mais uma história brilhante, daquelas que depois de lida muda completamente o modo de ver a vida, tornando algo que parecia distante de alcançar muito mais próximo da realidade.
Parabéns!!! Continue assim, nos entusiasmando cada vez mais!!!

Efraim Filho disse...

VAleu André,
Sucesso e felicidade, você é um guerreiro e faz por merecer!!!
GRande abraço
do amigo
Efraim Filho

Igor Kawabe disse...

Parabéns Andre pelas palavras! As palavras podem ser usadas de varias formas e c vários objetivos. Se sua intenção foi motivar, fazer enxergar os obstáculos c vontade de vencer e encorajar os corações receiosos vc conseguiu. Texto digno de um vibrador, guerreiro!!

Qnd puder de um pulo no meu Blog: www.igorkawabe.com.br

Abrc

Ass: Toshio

Postar um comentário

Deixe o seu comentário sobre este ASSUNTO! OBRIGADO